Por Amália Safatle
Aqui você encontra dicas de leitura, vídeos e sites de referência.
- Divirta-se com estes quadrinhos contundentes que criticam os métodos tradicionais de educação.
- Neste link, acesse 10 filmes para ajudar a repensar a educação.
- Vai viajar? Neste post do Uncollege, veja 5 dicas de como fazer da sua viagem uma jornada de aprendizado.
- Veja aqui a dica de um atalho para acessar cursos on-line, em parcerias com universidades e organizações de ponta.
- A educação democrática começa desde cedo: esta reportagem da Folha de S.Paulo relata experiências nas quais os alunos têm participação ativa nos processos de decisão. E esta do Estado de S. Paulo mostra escolas inovadoras no que se refere a seus processos de aprendizado e de empoderamento de alunos.
- Assista neste vídeo à reflexão do sociólogo e filósofo Edgar Morin sobre os limites da mudança de pensamento em um mundo acelerado e globalizado.
- Neste vídeo, um exemplo de como preparar os alunos para o século XXI, unindo a busca de conhecimento ao bem-estar.
- Qual a diferença entre empatia e simpatia? E por que a empatia é fundamental para uma cultura de diálogo? Este vídeo vai no ponto.
- Nesta entrevista da Oscar Vilhena Vieira a Página22, o professor discorre sobre a contribuição que a universidade deve dar à formação ética dos alunos. Ele cita uma pesquisa feita nos Estados Unidos em que alunos receberam um questionário sobre o comportamento ético no início e no fim dos cursos. “Notou-se que eles atingiam maiores pontuações ao entrar na universidade do que ao sair. Sem dúvida, há uma responsabilidade dos gestores dessas universidades sobre os cursos e é preciso pensar de que maneira estes têm contribuído para a formação dos jovens”, diz Vilhena.
- Para saber mais sobre a Teoria U, acesse: presencing.com/theoryu e www.ottoscharmer.com
- O MIT também disponibiliza um curso on-line gratuito com a presença do próprio Otto Scharmer – o U.Lab. Saiba mais aqui.
- Desenvolvido pelo FGVces, o processo formativo Formação Integrada para a Sustentabilidade (FIS) pode ser aplicado a outros públicos e contextos, ainda que adaptações precisem ser pensadas e testadas. Para possibilitar essa experiência, foi publicada a primeira versão do Guia do FIS.
- Leia nesta reportagem de Página22, publicada em 2009, como se desenvolveu a ideia de uma formação integrada para a sustentabilidade.
- Quer conhecer mais a transdisciplinaridade? Acesse o site do Centro de Educação Transdisciplinar (Cetrans).
- Dica de grupo no Facebook: Doutorado Informal é um grupo que pode ser compreendido “como um caminho de aprendizagem autônomo e em rede que consiste em empoderar as pessoas no sentido de buscar aprender (e aprender a buscar) o que mais lhes move a curiosidade”. Para saber mais sobre a iniciativa, acesse esta reportagem e esta página.